terça-feira, 22 de maio de 2007

Assim vão as glórias do mundo...

Luís Filipe Vieira anunciou que o Benfica não vai participar na Taça da Liga. Fez bem. O modelo competitivo anunciado é vergonhoso e não vai resolver problema algum do futebol português, deixando a maioria dos emblemas com buracos competitivos inexplicáveis. Espera-se que outros clubes tenham a coragem de dar um murro na mesa. É preciso ter mais competição, mas por via de um campeonato com 18 participantes, número que a FIFA aconselha e ao abrigo do qual o futebol português conseguiu grandes êxitos nos últimos anos. A Taça da Liga será sempre algo acessório e, já agora, facultativo.

O Benfica pediu ao Ministério das Finanças uma isenção de 10 milhões de euros. Os encarnados não querem pagar IMT, imposto de selo e emolumentos relativos à construção do novo Estádio da Luz. Quem já se tenha metido a comprar uma casa sabe o que lhe custou chimpar alguns milhares de euros para satisfazer todos os encargos. Depois de se ter sabido que o Sporting afinal recebeu um adiantamento de 10 milhões de euros da Câmara Municipal de Lisboa, autorizado por Santana Lopes, e ainda assim quer fazer manifestações em frente ao município, o mínimo que se pode dizer é que anda tudo doido. Isto enquanto o FC Porto vai responder em Tribunal pelas manigâncias em torno do Plano de Pormenor das Antas.

O presidente da Naval, Aprígio Santos, conhecido por ter o estádio sempre vazio sem se mostrar nada preocupado com isso e usar um chapéu à "gangster", decidiu que o plantel tem de treinar até final do mês. Não é normal, mas percebe-se. Os jogadores têm contrato e, se vão receber o salário, têm de trabalhar. Pena que ninguém se lembrasse disso quando o calendário foi feito. Em Espanha, a Liga dura até meio de Junho. Em 2007/08, o nosso campeonato terminará a 11 de Maio.

Didier Deschamps, treinador da Juventus, recusou-se a vestir uma camisola rosa na festa da subida da Juventus e justificou-o com o facto de, em França, ser a cor dos "veados". Teve de se vir retractar e pedir desculpa. O poder do lóbi dos paneleiros continua a ser um mistério que gostava que alguém me explicasse...

A direcção da Académica sob suspeição por várias situações graves, não consegue dar uma para a caixa. Os resultados desportivos ficam a anos-luz dos investimentos efectuados. Agora, depois de Zé Castro ter saído para o Atlético de Madrid a custo zero na época passada, é a vez de Dame N'Doye rumar ao Panathinaikos sem que a Briosa receba qualquer compensação. Se isto não é gestão danosa, não sei o que é...

A UEFA está a ponderar atribuir uma vaga na Taça UEFA ao Espanyol, finalista vencido da última edição. Depois da inclusão à pressão do Liverpool na Liga dos Campeões, na época passada, já não há mesmo respeito pelas regras no futebol.

O FC Porto e o Leixões defrontam-se no domingo para o que foi intitulado como o "Jogo dos Campeões". É uma boa ideia, que deve atrair bastante público ao Dragão.

0 Comments:

 
subir