terça-feira, 10 de julho de 2007

Mercado de Transferências ao rubro : Pepe no Real Madrid , Ricardo no Bétis

Pepe aponta para Madrid e para o Real a sua nova paragem

É seguramente um ano em cheio para os cofres dos clubes portugueses e nomeadamente para FC Porto e Sporting. A notícia deve ter apanhado muita de gente surpresa, com a venda repentina do central do FC Porto Pepe para o Real Madrid numa verba de aproximadamente 30 milhões de euros! É obra! Depois das vendas de Anderson para o Manchester United, também por números elevadissímos (33 milhões) e Ricardo Costa para o Wolfsburgo (4 milhões) os dragões facturam quase tanto quando em 1994 venceram a Liga dos Campeões, 63 milhões de euros.

Em 2001, aterrava no Funchal mais um jovem jogador desconhecido do futebol brasileiro que tentava a sua sorte na Liga Portuguesa. Os olheiros do Marítimo atentos, reconheceram qualidades num defesa-central possante de 1 m,87 que alinhava no modesto Corinthians Alagoano e não tiveram dúvidas em contratar Képler Laveran Lima Ferreira (Pepe) . Passados 3 anos vestido de verde-rubro e a fazer uma dupla de sucesso com o holândes Mitchell Van Der Gaag , Pepe tornou-se no verão de 1994 num dos principais alvos dos grandes de Portugal . O FC Porto vinha de uma época coroada com o triunfo na Liga dos Campeões e tinha acabado de vender Ricardo Carvalho para o Chelsea . Seguros do valor promissor de Pepe, o FC Porto vence a "corrida" pela disputa do ex-maritimista (1 milhão de euros) que logo na primeira época pegou de estaca ao lado do capitão Pedro Emanuel .

Depois de um primeiro de aprendizagem num grande clube, Pepe perdeu toda a timidez e na última época assumiu-se como o grande patrão da defesa portista, tendo conquistado os melhores elogios da critíca portuguesa e internacional . Agora e com um proposta irrecusável, o Real Madrid leva uma das jóias azuis e brancas pela excêntrica quantia de 30 milhões de euros .

Já tive a dar uma vista de olhos pelo jornal espanhol "Marca" onde a notícia (link) está a ter um impacto impressionante (1500 mensagens até ao momento) .

Ricardo vai voar para as balizas do Bétis de Sevilha

Também se a transferência de Pepe foi surpresa, a saída do guarda-redes internacional português Ricardo do Sporting não foi por menos . A época leonina começara há poucos dias e o "Labreca do Montijo" tinha acabado de ser promovido a capitão da equipa, sucedendo a Custódio que partira para o Dínamo de Moscovo .

Como era de conhecimento público, Ricardo estava em negociações para renovação do seu contrato de trabalho, mas os números apresentados não foram aos interesses do nº1 de Portugal e o guarda-redes ruma ao Bétis de Sevilha (link) por valores que ainda não são de domínio público . O que se sabe é que já fez exames médicos e vai auferir um vencimento muito superior ao registado em Alvalade.

Post de arquivo do Desportugal sobre Ricardo com fotos de infância e pequeno resumo sobre a sua carreira desportiva até ao momento (link) .

Para terminar, falemos de um jogador que vai deixar saudades ao futebol português e principalmente aos benfiquistas . Falo do italiano Miccoli que foi apresentado oficialmente ontem no Palermo da Série A com grande manifestação por parte dos tifossi sicilianos ( podem ver as 83 fotos neste Link).

Quem também já foi apresentado com pompa e circunstância foi Nani ex-Sporting no colosso Manchester United (Foto) . Fica a frase do treinador dos red devils que Nani deveria ter ficado mais um ano em Portugal!

Fica a certeza absoluta que este defeso está a ser o mais agitado de sempre no que respeita às exportações de jogadores a alinhar em Portugal, e uma realidade futura que me preocupa, quanto à qualidade técnica do nosso futebol com a saídas das melhores referências . Resta-nos aguardar que Simão e Quaresma se mantenham por cá para termos algum perfume dos melhores talentos do futebol mundial.

Vídeo da transferência de Ricardo (Sporting/Portugal)



Vídeo da merda de golo de Pepe frente ao Benfica

0 Comments:

 
subir