domingo, 12 de agosto de 2007

Sporting vence FC Porto por 1-0 e conquista a sua 6º Supertaça

Sporting conquista Supertaça 2007/2008

Num encontro muito fraco e duro, o Sporting conquistou pela sexta vez, a Supertaça portuguesa ao vencer por 1-0 o FC Porto, graças ao golo marcado aos 75 minutos pelo reforço russo Izmailov, em jogo disputado em Leiria.

O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, entregou a esquerda da defesa a Fucile e não colocou de início na equipa qualquer cara nova, numa aposta de continuidade, deixando no banco de suplentes nomes como Kazmierczak, Mariano González, Bolatti ou Leandro Lima. No Sporting, Paulo Bento preferiu a experiência do reforço Pedro Silva para o lado canhoto da defesa, enquanto Derlei fez companhia a Liedson no ataque.

O capitão Pedro Emanuel voltou a jogar no eixo da defesa do FC Porto, após um ano de ausência, devido a um problema grave no tendão de Aquiles, e viu o azar desta vez bater à porta de Pedro Silva. É que estavam decorridos apenas dez minutos e o técnico dos “leões” viu-se obrigado a trocar o ex-jogador do Corinthians por Ronny, devido a lesão no joelho direito num lance com Quaresma ocorrido pouco antes. O camisola 7 dos portistas acertou por duas vezes no poste da baliza e no espaço de um minuto, aos 18 e 19, ambas de livre directo, embora o segundo lance tivesse sido entretanto interrompido devido a fora-de-jogo de Adriano.

O perigo chegava apenas em situações de bola parada, mas sem quaisquer oportunidades flagrantes de golo a partida chegou ao intervalo da mesma forma como começara, depois de uma primeira parte certamente decepcionante para os quase 22 mil espectadores presentes no Municipal Dr. Magalhães Pessoa.

Izmalov resolveu encontro com golaço

Depois de 75 minutos de acalmia e um lance polémico pelo meio para penalti não assinalado por Bruno Paixão, a mão de Tonel dentro de àrea, o médio russo Izmailov(ex-Lokomotiv) ganhou espaço à entrada da área e rematou forte e colocado, sem hipóteses para Helton, marcando o seu primeiro golo com a camisola do clube de Alvalade.

Kazmierczak, entrado antes do golo dos “leões”, atirou de primeira ao poste aos 82 minutos, Jesualdo arriscou colocando em campo González e Lima, mas não conseguiu impedir o Sporting de amealhar o 25º jogo oficial sem perder, o que acontece desde 5 de Dezembro de 2006, quando saiu derrotado do Estádio de Alvalade frente ao Spartak de Moscovo por 1-3, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Apesar da derrota, o FC Porto continua a monopolizar a competição, com um total de 15 títulos, mais do que todos os outros vencedores juntos (12), enquanto o Sporting reforçou o segundo lugar na lista dos vencedores, com seis ceptros.

A título de curiosidade, o Sporting impôs-se sempre que defrontou o FC Porto na prova, reeditando os triunfos de 1995 e 2000, num jogo em que os «azuis e brancos» alinharam de início sem qualquer reforço, ao contrário dos lisboetas, com quatro caras novas no "onze": Stojkovic (guarda-redes), Pedro Silva, Derlei e Izmailov, autor do tento solitário.

Sporting 1-0 FC Porto (Resumo)
Izmailov 75´


Golo de Izmailov

1 Comment:

LEÃO DA ESTRELA said...

Para o Sporting, a vitória confirma a tradição de vencer sempre o FC Porto em jogos da Supertaça. E constitui, sobretudo, um factor de grande motivação para um arranque forte na I Liga. De resto, é preciso jogos para criar rotinas e automatismos, uma vez que o futebol deste Sporting de Paulo Bento, para ter êxito, implica muita qualidade de passe e frescura física. Para isso, é importante uma adaptação plena dos jogadores que chegaram e um grande entendimento colectivo. É por isso que são visíveis lacunas na circulação de bola.

 
subir